DISRUPTORES ENDÓCRINOS

 Disruptores Endócrinos são substâncias externas ao corpo que são capazes de agir no sistema endócrino (hormonal) humano.   

São compostos por uma infinita variedade de classes químicas presentes em pesticidas, plásticos, produtos de consumo habitual e nos poluentes. Alguns deles são eliminados rapidamente do corpo humano.

Outros já ficam por longos períodos, principalmente se a exposição ao agente causador for contínua. E, obviamente, quando começam a interagir dentro do nosso corpo, podem causar uma infinidade de doenças como: alteração na fertilidade, alterações menstruais, diminuição da imunidade, câncer , obesidade e aceleração da puberdade em crianças (puberdade precoce). 

Infelizmente não existe tratamento ainda para a eliminação dos disruptores endócrinos do organismo. A melhor maneira continua sendo a prevenção, o que muitas vezes é difícil. 

Procurar usar alimentos orgânicos ou até cultivá-los em casa é uma boa maneira de afastá-los um pouco. Além disso, usar potes de vidro ao invés dos de plástico também ajuda a livrar o corpo das substâncias tóxicas presentes neste. Evitar o uso de adoçantes artificiais, principalmente com aspartame também evita uma série de doenças futuras.  

Agora que você já sabe, que tal colocar em pratica?