COLÁGENO FUNCIONA?

O envelhecimento humano faz parte de um processo natural, em que a pele atua como marcador da idade cronológica.

A pele é formada por camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A camada mais superficial  é a epiderme, que é uma barreira fisiológica de proteção contra o ambiente externo .

A derme, logo abaixo da epiderme, é bastante vascularizada, composta por tecido conjuntivo denso e fibroelástico que permite acomodar e nutrir a epiderme. Encontram-se também na derme as raízes dos pelos, glândulas, terminações nervosas e células, na sua maioria fibroblastos, colágeno e elastina .

 A hipoderme é constituída por tecido conjuntivo frouxo e, em sua maioria, por células de gordura.

A integridade estrutural da pele é constituída principalmente por colágeno, sendo que este é a principal proteína fibrosa insolúvel presente no tecido conjuntivo e entre as células da derme, o qual tem como função fornecer à pele força e resistência.

O envelhecimento intrínseco pode ser descrito como uma diminuição na elastina e na capacidade de biossíntese dos fibroblastos, reduzindo assim os níveis de colágeno tipo I e III,

O fator extrínseco corresponde aos fatores ambientais resultantes da exposição  aos raios UV, além do tabagismo, alcoolismo e a poluição.

Embora o envelhecimento cutâneo seja apenas parte do processo do envelhecer, com o aumento da expectativa de vida, há também uma maior preocupação com o aparentar a idade cronológica.

Pensando nisso, foram e estão sendo realizados uma série de estudos para ver se realmente o colágeno hidrolisado traz benefícios para quem o ingere.

E, de fato , o uso de colágeno e de peptídeos de colágeno pode ajudar a diminuir o envelhecimento da pele. Com o envelhecer, os fibroblastos diminuem a sua capacidade em produzir as fibras de colágeno, pois há uma diminuição no aporte desses nutrientes e, consequentemente, uma menor expressão dos genes que codificam a síntese dessas proteínas.

Além disso, cerca de 1/3 das quantidades de colágeno são compostas pela glicina, que atua como um prebiótico em intestinos, melhorando a microbiota intestinal e favorecendo a absorção de alguns nutrientes.

Gostou? manda a sua dúvida pra gente lá nas redes sociais. Vai ser um prazer discutir isso aqui com você.