O QUE DESCOMPENSA A TIREÓIDE ?

O hipotireoidismo é uma diminuição na síntese dos hormônios tireoidianos que pode ter diversas causas, como auto imunidade, cirurgia, radiação de cabeça e pescoço,

obesidade, uso de medicamentos, dentre outras.

​Feito o diagnóstico, é fundamental que se institua o tratamento com o hormônio tireoidiano, ou seja, nós prescrevemos para você aquilo que o seu corpo NÃO ESTÁ PRODUZINDO.

Entretanto, mesmo prescrevendo o hormônio nas dosagens certas para você, de acodo com seu peso e idade, muitas vezes parece que aquela tireóide NÃO RESPONDE. O que pode estar acontecendo?

1. Você pode estar esquecendo de tomar o medicamento 1x/semana, o que já é suficiente para dar alteração nos seus exames de sangue;

2. Você pode estar tomando junto (ou com intervalo entre as tomadas pequeno) com o hormônio mais algum medicamento, como omeprazol, ranitidina, sulfato ferroso, carbonato de cálcio, antiácidos, e isso atrapalha a absorção do T4;

3. Você pode não estar fazendo o tempo de jejum adequado, de pelo menos 30min. Não precisa ” forrar” o estômago para tomar o T4 não, tá?

4. Você pode estar com dificuldades de absorção do hormônio. Precisa ser visto e avaliado da parte gastrointestinal.

5. Você pode ter vermes. Isso mesmo. Muito comum as parasitoses atrapalharem a absorção do T4. Já falei um monte nos stories sobre desparasitação - tá aí mais uma de suas importâncias;

6. Se você já passou por alguma cirurgia gástrica, como bariátrica, isso pode interferir negativamente na absorção do hormônio;

7. Você pode estar usando alguns medicamentos como amiodarona e lítio, que também interferem não com a absorção, mas com a organificação do iodo na célula da tireóide e podem alterar o seu TSH.

Enfim, dê um print no seu coração dessas informações, veja se está fazendo alguma dessas coisas e corrija aquilo que puder. Converse também sempre com o seu médico de uma forma honesta, sem omitir informações de forma que você possa receber o melhor tratamento para você.

Leia também esse aqui .

Ou assista esse vídeo