ACNE NA MULHER ADULTA

A acne na mulher adulta é caracterizada por um quadro acneico após os 25 anos. O excesso de hormônios androgênios ou a sua resposta aumentada na pele é a principal causa.

Muitas mulheres apresentam ainda crescimento de pelos em locais incomuns para as mulheres, dermatite seborreica, infertilidade, Sd. Dos ovários policísticos ou Sd. Metabólica, podendo caracterizar uma síndrome de hiperandrogenismo, mas nem todas.

A piora do quadro, em muitos casos, tem relação com o próprio ciclo menstrual.

Num estudo publicado em 2010, mais de 60% das mulheres apresentaram piora com uso de cosméticos como maquiagens, cremes e filtros solares.

Existem muitos tratamentos dentro da dermatologia, tanto com ácidos e antibióticos tópicos, quanto com medicamentos orais e os resultados são muito variáveis quanto a remissão completa do quadro.

Dentro da endocrinologia, nós procuramos a existência de transtornos hormonais que possam culminar no surgimento da doença e procuramos corrigí-los.

Na medicina ortomolecular, temos uma vasta gama de fitomedicamentos, vitaminas e minerais, que podem ser aplicados localmente ou ingeridos que auxiliam (e muito) no controle deste quadro. Também avaliamos a alimentação e suplementação desta mulher e investigamos possíveis intolerâncias que podem piorar as lesões e propomos as modificações.

*** esse texto não substitui uma consulta médica. Se você se identificou, marque uma avaliação com seu dermatologista. E depois, se você achar necessário complementar o tratamento, marque uma consulta com um endocrinologista que entenda de ortomolecular***