EFEITO DAQUILO QUE VOCÊ ASSISTE NO SEU TRATAMENTO

Você sabe que muito eu falo sobre o quanto o emocional influencia no surgimento e na evolução de quase todas as doenças. Evolução essa que tanto pode ser para a cura, quanto para a piora. A própria NEUROCIÊNCIA também abrange grande parte desses
temas – que muito a gente esquece ao se formar. Só pra você se lembrar:

O Sistema nervoso autonômico é ativado por alguns centros cerebrais e, dentre esses, o SISTEMA LÍMBICO, grande responsável pelas emoções e comportamentos (cap. 57 / Guyton).

Pois é. Partindo desse princípio, foi publicado em 11 de maio de 2020 no JAMA um estudo realizado com pacientes em tratamento de câncer ginecológico. Um grupo (metade das participantes) faziam parte do grupo controle. E a outra metade do grupo submetido a assistir filmes da disney durante as sessões de quimioterapia (foram 6 sessões para cada grupo).

Um estudo lindo que concluiu, através de questionários de avaliação padronizados, que o grupo que assistiu aos filmes teve uma melhora significativa na fadiga pós tratamento, no entrosamento social e nos sintomas emocionais. Ou seja, aquilo que eu sempre falo aqui: aquilo que você come com todos os seus 5 sentidos faz diferença sim no seu tratamento, na sua cura, na sua VIDA.


Então, que tal, ao invés de somente se preocupar com aquilo que entra pela sua boca, não se preocupar também com aquilo que entra pelos seus olhos e ouvidos? O estado emocional que uma determinada notícia, vídeo ou filme geram em você também produzem uma química no seu corpo específica.