PRA QUE SERVE A VITAMINA D

A vitamina D é tão importante que ela é estudada na endocrinologia como Sistema Endocrinológico vitamina D e compreende diversas moléculas, incluindo receptores celulares, nucleares e até o citocromo P450.

Em diversos tecidos do nosso corpo temos receptores de vitamina D como cérebro, coração, intestino, gônadas, linfócitos T, pele, mamas, outras células imunológicas, paratireóides, rins, músculos e ossos.

Estudos recentes (alguns concluídos e outros ainda em conclusão) tem mostrado forte relação na deficiência desta vitamina com o desenvolvimento de doenças auto – imunes, como Diabetes tipo 1, Esclerose múltipla, Lupus, Artrite Reumatóide …

Esses estudos mostram que essa vitamina interage com o sistema imune inibindo a formação de auto anticorpos e do outros fatores pro – inflamatórios causadores dessas e de outras doenças auto imunes.

​Em relação ao metabolismo osteoarticular, a sua deficiência pode desencadear no desenvolvimento de osteopenia e até osteoporose.A musculatura esquelética também responde a vitamina D de maneira ANABÓLICA, ou seja, promovendo o crescimento muscular.

Esse sistema controla inclusive todas as transformações que ocorrem no nosso genoma, permitindo a manutenção do equilíbrio nas reações químicas que estão a todo momento acontecendo.

E por que repor então?

Porque na maioria daz vezes não conseguimos adquirí-la através de uma alimentação balanceada. Precisamos pegar sol diariamente e não vou estender essa questão aqui pois seria uma irresponsabilidade recomendar sol para todos sem protetor solar.E para repor, precisamos de uma avaliação médica, com solicitação da dosagens laboratoriais (e de outros parâmetros diretamente ligados a esta vitamina) bem como de um acompanhamento.

Não se deve sair tomando conforme o amigo toma. A vitamina D é lipossolúvel e pode se acumular no organismo.