10 FATOS SOBRE OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

 # Os esteroides anabolizantes (ou esteroides anabólicos androgênicos) são todos hormônios derivados sintéticos da testosterona (hormônio sexual masculino), o qual é responsável por diferenças diversas entre mulheres e homens

.# Os Esteróides são drogas utilizadas na medicina há mais de 50 anos para o tratamento de diversas doenças como insuficiência testicular, algumas síndromes genéticas, doenças ósseas, HIV, alguns tipos de anemias e alguns tipos de câncer, dentre outras.

# Eles atuam em diversas partes do metabolismo como: estimulando o crescimento de células, aumentando a massa muscular e óssea.

# O uso de Esteróides de forma abusiva está relacionado a uma gama de efeitos colaterais como queda de cabelo e calvície, surgimento de pelos no rosto, aumento do clitóris, infertilidade e atrofia (diminuição) dos testículos, acne (espinhas), aumento da pressão arterial, tumores no fígado, transtornos do humor como depressão, bipolaridade, paranoia, etc.

# Na mulher, o uso dessas substâncias pode ocasionar queda de cabelo, surgimento de pelos em locais indesejados e incomuns para as mulheres, aumento do clitóris, diminuição das mamas e irregularidades menstruais.

# No homem, o uso indiscriminado de anabolizantes pode causar calvície, ginecomastia (aumento das mamas), atrofia (diminuição) dos testículos, infertilidade, alterações importantes na libido e na ereção (para mais ou para menos).

# Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que 25% dos usuários de Esteróides apresentavam algum transtorno do humor (mania, bipolaridade, depressão profunda). (Assumção, 2002)

# No Brasil, um estudo recente feito na cidade do Rio de Janeiro mostrou que 45.5% de todos os praticantes de musculação fazem ou já fizeram uso de algum esteroide anabolizante e quase 100% dos usuários tiveram algum efeito colateral (Mello; S.G.; 2014).

# O uso de Esteróides só pode ser prescrito por médicos e em dosagens fisiológicas que variam de acordo com cada indivíduo.#  Alguns dos efeitos colaterais dos Esteróides podem SIM ser irreversíveis e isso vai variar de acordo com cada pessoa. Em geral, indivíduos que usam esteroides por longos períodos e numa dosagem muito grande terão uma série de efeitos adversos que serão irreversíveis.

# Entretanto, uma pessoa que usou um determinado esteroide em dose baixa por um curto período de tempo também poderá sofrer com algum efeito irreversível. Não existe receita de bolo. Cada organismo é um organismo.